quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Canal do Rio da Prata será revitalizado na Zona Sul do Recife





O Recife está cada vez mais perto de ter o canal do Rio da Prata revitalizado. O prefeito Geraldo Julio assinará a ordem de serviço para o início das obras nesta quinta-feira (28) às 19h. Serão investidos R$ 34 milhões na ação que beneficiará seis mil moradores do entorno.

O canal na Avenida Dois Rios, no Ibura, Zona Sul do Recife, passará por serviços de terraplanagem e drenagem. Vias próximas ao canal, que tem dois quilômetros, também serão pavimentadas.

A previsão é que a obra seja concluída em 36 meses.

Fonte: Diário de Pernambuco

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Em protesto, moradores bloqueiam Avenida Recife




protesto av recife
Um protesto dificultou o trânsito para quem seguia em direção ao Aeroporto Gilberto Freyre pela Avenida Recife na manhã desta quarta-feira (20). Cerca de 25 manifestantes bloquearam a avenida, no sentido Cidade Universitária/Boa Viagem, por volta das 8h40.
A causa do protesto, de acordo com a assessoria da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), é a falta de água em uma comunidade localizada às margens da avenida. Segundo os moradores, um cano está estourado há quase um mês e a população está sem água desde então. Os manifestantes atearam fogo em pneus e entulhos e bloquearam a avenida. O protesto durou cerca de 50 minutos e já foi finalizado.
Devido à interdição da avenida, o congestionamento chegou nas imediações do viaduto do Makro.
Mídia corporativa: Ne10

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Praça Abandonada na UR-01 Ibura

Mais uma Praça da UR-01 Cohab encontra-se em estado de abandono, é a Praça da Coração de Amigos, localizada em frente o Colégio Nossa Senhora do Carmo na rua Parintins, UR-01 COHAB, Recife-PE.

Os brinquedos desativados, o escorrego sem condições de uso, muita sujeita, escuridão e lixo, reivindicamos a manutenção imediata da mesma... Estamos de olho...









quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Reunião FOMP- Balanço de Carnaval

Fórum de Mobilização Popular Ibura/Jordão
Nesta quarta (13/02) como habitual, o FOMP se reuniu na Escola Polivalente na UR-03 para discutir o balanço do Carnaval/2013 nos bairros do Ibura/Jordão.
Apesar das iniciativas da Prefeitura do Recife em prestigiar as agremiações de bairros com estrutura para seus blocos e atividades, muitos blocos não foram contemplados com Banda e Trio Elétrico, o que trouxe frustração para algumas comunidades que não tiveram seus blocos, raízes de suas tradições, nas ruas do seu bairro. Em desabafo Arlan Ferreira, Coordenador do Bloco Bacalhau do Dango,  disse que recebeu a notícia de última hora que o seu bloco não seria "contemplado" com trio elétrico. Apesar de ter solicitado estrutura via Ofício como nos anos anteriores, esse ano no dia do bloco, ou seja dia 11/02, recebeu ligação informando a não disponibilidade da estrutura.
Além do Bloco Bacalhau do Dango, Arlan Ferreira também coordena o Bloco Morra Macho. Ficaram sem estrutura para o carnaval 2013 as seguintes agremiações do Ibura:
Venha fazer parte essa é a sua bandeira!!!
1- Bloco Morra Macho-  da UR-03 Ibura, Coordenador Arlan Ferreira.
2- Bloco Cabeça de Touro-  da UR-01 Ibura, Coordenador Nivaldo Gusmão.
3- Bloco Jo da Água  -  Ibura, Coordenador Jojo.
4- Bloco O Urso da Praça - Ibura, Coordenador Bom
5- Bloco Bacalhau do Dango - Ibura, Coordenador Arlan Ferreira.

Se o seu bloco também ficou de fora do carnaval entre em contato conosco, O Fórum de Mobilização Popular do Ibura/Jordão está solidário a todos os blocos que não tiveram apoio da Prefeitura do Recife, e diante disso acompanhará de perto as iniciativas da Prefeitura para as Festas Juninas/2013.


Obs.: O Bloco Bacalhau do Dango sairá da Ur-03 no próximo dia 16/02, com estrutura adquirida com recursos dos comerciantes locais que apoiaram a agremiação.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ideia - Ensino de Música nas Escolas





Ideia - Escola Olímpica Municipal


- Nossas crianças aprenderão, desde cedo, o valor do esporte. O esporte, de maneira geral, é fundamental para a formação do caráter de uma pessoa. Nossos filhos crescerão tendo mais uma opção na vida, pois viabilizaremos para eles a prática de todos os esportes olímpicos, além dos já convencionais (futebol, basquete, vôlei, etc.). Teremos crianças que crescerão sabendo que vivem numa cidade que apóia a prática de qualquer esporte. A socialização do esporte, com o deslocamento gratuito dos estudantes em nossa cidade, dará uma "cara nova" ao conceito de educação e desportos. Estaremos, com certeza, formando cidadãos mais fortes em todos os sentidos.

Ideia - Integração Prefeitura x Faculdades



- Recife tem grandes instituições, mas por falta de visão não estabelece com elas um vinculo de diálogo e de trabalho conjunto. A prefeitura tem que trabalhar em parceria com as universidades e faculdades, desenvolver programas em conjunto, projetos de desenvolvimento. Havendo esta vontade do município com certeza as universidades e faculdades estarão abertas à realização de projetos conjuntos, com o aproveitamento do conhecimento técnico por ela produzido. As universidades e faculdades podem ser inseridas em muitos projetos desenvolvidos pela prefeitura, seja na área de saúde com o curso de Odontologia seja na área jurídica com alunos das faculdades de Direito, na ação social, pedagogia, farmácia etc. Pesquisa e novas tecnologias também pode ser utilizada em parceria. Com melhor aproveitamento das universidades e faculdades, muitos projetos da prefeitura sairão muito mais baratos.

Ideia - Arranjos Produtivos Locais




- O poder publico pode conduzir a economia da cidade com ações simples e de alto impacto como as citadas anteriormente e pode também apoiar situações mais complexas como a estruturação de APLs (Arranjos Produtivos Locais) e estudar a criação de um grande pólo moveleiro que e um setor que gera muitos empregos hoje de forma dispersa, mas dentro de uma visão moderna onde grandes empresas terão a função de “montadoras” dos móveis e as micro empresas formam “satélites” ao redor fornecendo as partes para montagem. O volume de empregos cresce nesse tipo de produção, e os custos do móvel tende a baixar.

Coleta de lixo em Barcelona

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL


Indústria Automobilística enfim entendeu o conceito de Mobilidade Sustentável  

A Volkswagen apresentou o seu primeiro veículo de duas rodas e o conceito "Think Blue"  na Auto China 2010. Por incrível que possa parecer, a bicicleta da Volkswagen chamou mais atenção das pessoas do que os seus próprios carros, além disso gerou no mundo inteiro curiosidade para ver no Youtube como ela funciona.

A empresa tem se referido a ela como a obra de arte da mobilidade. A VW Bik.e não tem pedais, é dobrável, freio a disco nas duas rodas e funciona a bateria que pode ser recarregada no próprio carro, em corrente contínua ou numa tomada AC Comum. Foi concebida para se encaixar perfeitamente no compartimento do pneu estepe da carro.
O Conceito de mobilidade deste equipamento  é para que a bicicleta seja um complemento do carro. Assim, o motorista poderia deixar o carro num estacionamento fora dos grandes  centros congestionados  e trafegar em zonas com tráfego elevado com sua bicicleta elétrica.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Praças abandonadas na Cohab/Ibura


Moradores reclamam da má conservação das praças do bairro e pedem mais cuidado com os espaços de lazer




Praça São Francisco, na Rua Bárbara Heliodora, UR-04, é mal iluminada e suja. Foto: Ramiro Jr./FOMP/iburaem1lugar
A falta de espaços de lazer públicos é reclamação recorrente entre os habitantes do Recife. No Ibura, bairro da Zona Sul da cidade, moradores presenciam a deterioração de duas praças que, por falta de manutenção, se transformaram em áreas pouco frequentadas e perigosas.



Horaide Tenório, moradora do bairro, conta que a praça São Francisco, localizada na Rua Bárbara Heliodóra, UR-04, nunca esteve em bom estado. “A praça sempre foi abandonada. Moro no bairro desde criança e pouco mudou”, afirma. “As pessoas ainda frequentam a região, só que a noite fica muito mal iluminado”. Ela afirma que o bairro do Ibura possui poucas opções de lazer público. “Gostaria que essa praça fosse bem cuidada, tivesse um local pra fazer exercícios, mas ela é muito suja, completamente abandonada”. A única lixeira da praça está danificada e o lixo se acumula entre os bancos e árvores da área.

Na Rua Capitão Pedro Miranda, o abandono é tanto que a praça sequer tem nome. Foto: Ramiro Jr/FOMP/iburaem1lugar
Já na Rua Capitão Pedro Miranda, UR-04, o abandono é tanto que a praça sequer tem nome. “Chamada de 'maconhódromo' mesmo, por causa dos usuários que utilizam o espaço para consumo de entorpecentes, onde estão instalados brinquedos para as crianças , explica Samaritana Ayres, que frequenta a região. De acordo com os moradores, os objetos foram instalados quando a área da praça começou a ser definida, mas a obra nunca foi concluída. “Além de espaço para consumo de drogas, a praça serve como esconderijo e depósito de lixo”. Os moradores do entorno afirmam que a área também é usada como depósito para recolhimento de lixo, que só ocorre mediante solicitação com a prefeitura. “E demora”, afirmam.

“Tem uma moradora que todo dia varre a área, pra tentar tirar a sujeira do local”, conta José Francelino de Souza, que reside numa casa em frente a praça. “Essa praça nunca foi concluída. Chegaram a demarcar a área, começar o projeto, mas há anos está abandonada”. Entulhos e problemas na iluminação transformaram a área num ponto propício a crimes. “Assaltos e roubos são constantes. Quando escurece, depois das 18h, fica muito perigoso e evitamos a região”. Francelino ainda acrescenta que a manutenção da praça já foi escolhida no Orçamento Participativo, projeto da prefeitura que ajuda a definir obras prioritárias. “Mas nada foi resolvido”. 
Em nota, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) informa que vai realizar a manutenção da Praça São Francisco a partir desta terça-feira (05), com serviços de limpeza e capinação, além da substituição de dois bancos e instalação de quatro lixeiras. Sobre a iluminação do local, a Emlurb considera a mesma adequada, pois apresenta seis postes com quatro luminárias cada. No entanto, vai realizar uma vistoria na noite desta segunda-feira (04) para verificar se existem problemas no sistema luminotécnico. 
 Com relação à construção de uma praça na Rua Capitão Pedro Miranda, aguardamos resposta dos órgãos competentes para esclarecer a população que elegeu a obra como prioridade que medidas serão tomadas para recuperação desse espaço público e viabilização dessa nova área de lazer.