segunda-feira, 2 de julho de 2012

Chuvas causam transtornos na Região Metropolitana do Recife



Bombeiros registraram deslizamentos de barreiras, alagamentos e queda de muro

02/07/2012 10:20 - RUI GONÇALVES, com informações de ALEXANDRA TORRES, da Rádio Folha FM
Atualizada às 15h32
As chuvas que caíram na Região Metropolitana do Recife (RMR), durante a madrugada desta segunda-feira (2), causaram transtornos em vários pontos do Grande Recife. Na comunidade do Córrego de Santa Tereza, um muro de contenção de barreiras caiu em cima de uma casa. No momento do acidente, o pintor Agripino Gomes da Silva, de 51 anos, morador da casa abaixo do muro, estava na cozinha e não foi atingido pelo deslizamento.

Segundo o pintor, ele teria ido a cozinha para beber água quando escutou um forte barulho e foi olhar pelo basculhante para ver o que tinha acontecido. Neste momento, os entulhos invadiram sua casa. Na hora da ocorrência, ele estava só com a esposa e nenhum dos dois ficou ferido.

A Coordenadora de Defesa Civil do Recife (Codecir) foi ao local, junto com o Exército Brasileiro, e fizeram a retirada dos entulhos. Em seguida, os técnicos da Codecir colocaram uma lona plástica no espaço do muro. Os moradores de áreas próximas não precisaram ser retirados do local, mas a área está sendo monitorada pela Codecir.
Nas comunidades do Passarinho, Morro da Conceição, em Casa Amarela, UR-3, no Ibura, e Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, também tiveram registros de deslizamentos de barreiras, segundo o Corpo de Bombeiros. Em todos os casos, o CB afirmou não haver feridos. Já nas comunidade de Jardim Fragoso e Ouro Preto, os bombeiros têm registros de alagamentos e famílias ilhadas. 
Chuvas 
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), o tempo nesta segunda-feira (2) deve permanecer nublado. A previsão é de que um volume expressivo de chuva caia na Região Metropolitana do Recife (RMR) e na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a partir da noite desta segunda. Já para a Zona da Mata Sul, é esperado um pouco de chuva. No Agreste, há possibilidade de chuvas isoladas. Para esta terça-feira (3), a previsão do tempo, segundo a Apac, é que o dia amanheça com chuva, mas deve fazer sol durante com o decorrer do dia.

Registro
Desde o domingo, foram registrados o deslizamento de quatro barreiras. Nenhum deles apresentou vítimas fatais. Além dos acidentes, algumas vias sofreram com alagamentos. Essa situação dificultou o acesso de veículos em determinados pontos e o trânsito se apresentava intenso nesses locais. As chuvas que castigaram a Zona da Mata Sul e Norte e a Região Metropolitana registrou o maior índice pluviométrico no Cabo de Santo Agostinho, atingindo a marca de 139,0 mm. No Recife, a chuva registrada chegou a 100,0 mm, segundo dados da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário