sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Terminal Tancredo Neves: Grande Recife quer complicar vida de moradores



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Por Robson Fernando de Souza 
para o Acerto de Contas
Os terminais integrados do SEI eram originalmente planejados para trazer mais comodidade e rapidez para o transporte público do Recife e região metropolitana. Mas isso pode mudar no mês que vem: ao invés de comodidade e rapidez, um terminal SEI que está para abrir trará inconveniente e lentidão.
Isso porque, segundo denúncia do blog Mobilidade Urbana, doDiariodepernambuco.com.br, o Grande Recife Consórcio de Transportes quer centralizar quase todas as linhas que levam o Ibura e o Ipsep ao centro da cidade no terminal Tancredo Neves, construído ao lado do viaduto e da estação ambos do mesmo nome, e para isso vaiextinguir todas as linhas originais (exceto talvez o Vila da Sudene). Outra grande mudança para pior será o desmembramento da linha Candeias/Dois Irmãos, atualmente a única linha de acesso direto de Jaboatão e Zona Sul do Recife para Dois Irmãos e a UFRPE.
A perspectiva com essas mudanças é que vá aumentar bastante, em vez de diminuir, o tempo de deslocamento do Ibura e Ipsep para o centro da cidade e que, também muito temido, todos os usuários que se deslocam do Ibura e Ipsep ao centro passem a ser tratados como sacos de batata, já que terminais integrados do SEI, ao menos nas linhas principais, são garantia de ônibus e trens superlotados e é conhecidamente fora dos interesses do empresariado de ônibus o aumento significativo da frota de ônibus.
Para se ter uma ideia da complicação que vai ser, quem atualmente pega a linha UR-02 (Ibura)para ir à avenida Conde da Boa Vista terá que pegar a proposta linha UR-02 (Ibura)/Tancredo Neves e ou pegar o futuramente superlotado Tancredo Neves/Conde da Boa Vista, ou pegar o metrô na estação Tancredo Neves, descer na estação Recife e lá pegar o Circular para chegar no seu destino. E quem mora no Ipsep e quer ir para a Conde da Boa Vista terá presumivelmente que pegar oIbura/Ipsep, descer na Avenida Dois Rios, lá pegar alguma linha para a Tancredo Neves e lá pegar o Tancredo Neves/Conde da Boa Vista.
E há também a possibilidade de os moradores do Ibura, Ipsep e Cabanga perderem o acesso direto à Avenida João de Barros, Rua do Príncipe (onde fica a Unicap e, perto dali, o Senac) e Rua Princesa Isabel, visto que as linhas UR-11, UR-04 e Jardim Monte Verde, que hoje fazem essa ligação, serão substituídas por linhas alimentadoras para a famigerada estação Tancredo Neves. Pelo menos ainda não foi exibida nenhuma proposta no sentido de ligar a estação Recife às vias referidas.
Poderemos ver a dramática situação de linhas como Barro/Macaxeira e Barro/Prazeres, com superlotação constante mesmo com um relativamente bom número de ônibus articulados, e também a superlotação do terminal e da linha sul do metrô, ao melhor estilo Metrô de São Paulo.
A população precisa dizer não a essa mudança no transporte coletivo da zona sul, que certamente será para pior. Provavelmente tal mudança acontecerá ao mesmo tempo do próximo aumento das passagens – quando, creio eu, a tarifa A irá para R$2,15. Dizem que as lideranças comunitárias estão em negociação com o GRCT para o ajuste dessas linhas, mas é um tanto perceptível que não terão, sozinhas, o poder para dizer não a essas alterações que vão piorar a vida dos iburenses, ipsepenses, cabanganos e jaboatonenses. Por isso é imperativa a reação da sociedade.

Um comentário:

  1. eu prefiro que integre mesmo, não vejo a hora da Vila do Sesi começar a usufruir desse TI, vai ser muito melhor, pois teremos ligação com a cde da boa vista, candeias, macaxeira e a zona sul com o metrô, isso sem falar que vai aliviar a estação Barro.

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