sábado, 23 de março de 2013

FOMPS informa: Ibura/Jordão recebe Ordem de Serviço para Construção de 1ª UPA-E do Recife

O Prefeito do Recife Geraldo Julio, anunciou na manhã desse sábado (23/03), a Ordem de Serviço para construção da 1ª UPA-E ( Unidade de Pronto Atendimento com Especialidades) do Recife. Localizado em local estratégico no início da Av. Dois Rios, Ibura, o terreno de 4.462 m², encontra-se no principal corredor de Acesso do Ibura/Jordão.
A UPA-E do Ibura, que deverá contar com o suporte de 130 profissionais de nível superior e médio, a expectativa é de que sejam realizados 45 mil atendimentos e 102 mil exames e diagnósticos a cada mês, diminuindo o prazo de marcação de consultas.
Estiveram presentes na assinatura da Ordem de Serviço, além do Prefeito Geraldo Julio, Secretários Municipais: Saúde; Jaílson Correia, Eduardo Granja, a Gerente do DS 06; Jarcileide juntamente com sua equipe técnica, o representante do Ministério da Saúde, Mozart Sales e alguns vereadores como: André Ferreira, Maguari, Marília Arraes, Carlos Gueiros, Almir Fernando, muitas lideranças locais como; integrantes do FOMPS ( Fórum de Mobilização Popular e de Desenvolvimento Econômico e Social) Ibura/Jordão- Gomes Filho, Vava, Maurício, Yonar Machado, Israel, Ramiro Jr. Helena Sales, Lucas Estevão entre outros, e integrantes do Grupo Vamos no Unir e Seremos Fortes- Dudé, Arão, Abel, Djalmir, Rufino, Gilson, Reginaldo e outros, além dos moradores do Ibura.
Na ocasião o Prefeito Geraldo Julio anunciou a construção de um CMEI no terreno em frente a espaço multicultural do Ibura, na Av. Dom Helder Camara, e reafirmou para o início do mês de junho a requalificação de trecho de gargalo e engarrafamentos na av. Dois Rios. 

 
 
O Prefeito recebeu do Coordenador do FOMPS Ibura/Jordão, Gomes Filho, cópia de Ementa Lei 15.665 de 31/07/92, sancionada pelo então Prefeito da Cidade do Recife, Gilberto Marques Paulo que desafeta como área pública, ( praça projetada ainda não nominada localizada entre a Av Dois Rios e a Rua  Brígida, e parte da Rua   Rio Brígida) área essa desafetada para execução de Plano Urbanístico e de Regularização Jurídica nos termos da Lei 14.947 de 30 de março de 1987.

CODECIR realiza Simulação de Desastres no Ibura



Na manhã deste sábado(23/03), foi realizado pela CODECIR em parceria com diversos órgãos que fazem parte da Defesa Civil, uma simulação de preparação para desastres, na comunidade da Lagoa Encantada, COHAB, Recife, estiveram presentes Corpo de Bombeiros,Guarda Municipal de Recife, Cruz Vermelha,  CODECIPE e Defesas Civil Municipais de diversas municípios da RMR. O  4º Simulação de Preparação para Desastres foi realizada com a participação de moradores e Lideranças Comunitárias do Ibura/Jordão, na semana que antecedeu o treinamento, os moradores foram capacitados, e receberam treinamento de como seria a execução da ação demonstrativa, tendo em vista a grande quantidade de barreiras  do Ibura/Jordão, a região sofreu estrategicamente intervenção da CODECIR, na limpeza e preparação dos taludes para aplicação de gel impermeabilizante, já testado com sucesso pela defesa Civil de Recife desde 2010, o gel é uma solução eficaz e barata para contenção de Barreiras. Ainda foram feitas limpeza de canaletas, podação,  aplicação de lonas plásticas, na Rua Mario Neves Baptista, na Lagoa Encantada, COHAB. Parabéns a CODECIR pela iniciativa!







sexta-feira, 22 de março de 2013

Alunos da Escola Municipal Orlando Parahym recebe ação do Dia da Água

Conscientizar estudantes da Rede Municipal sobre a utilização correta da água. Este foi o tema que norteou o Dia Mundial da Água, no Parque de Apipucos. A data foi comemorada na manhã desta sexta-feira (22). A Secretaria de Saúde,  através da Secretaria Executiva de Vigilância Ambiental, promoveu uma série de oficinas para os estudantes que foram ministradas por agentes ambientais de vários Distritos.



A equipe 08 do PSA do DS 06, realizou na Escola Orlando Parahym, na UR-04, COHAB, na quinta-feira(21), palestras educativas voltadas para conscientização sobre a importância da água e sua correta utilização. Participaram em torno de 70 crianças de 07 a 12 anos. onde foram mostrada todas as etapas do ciclo da água, e sua importância para a saúde pública como ponto de confinamento para agravos de veiculação hídricas.



Equipe 08, DS-06

FOMPS informa: Prefeitura do Recife anuncia local de construção da primeira UPA-E



O Plano de Governo prevê a construção de seis unidades de pronto atendimento especializado. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O prefeito Geraldo Julio irá apresentar, neste sábado (23), o local escolhido para a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento em Especialidades do Recife. O terreno fica na Avenida Dois Rios, no bairro do Ibura de Baixo, e vai ocupar uma área de 4.462 m2. Serão investidos R$ 16 milhões na obra, que deverá estar concluída até o fim de 2014.

“O acesso ao atendimento especializado representa um dos principais desafios de todo o sistema de saúde, e as UPAEs do Recife vão contribuir para a melhoria da assistência nas várias especialidades que serão oferecidas, agilizando o tempo de realização dos exames e, por consequência, gerando diagnósticos mais rápidos”, explica o secretário de Saúde, Jailson Correia.

O Plano de Governo de Geraldo Julio para a Saúde prevê a ampliação do atendimento de média complexidade, com a construção de seis UPAEs, uma em cada Região Político Administrativa (RPA). Os novos centros médicos irão oferecer consultas e exames em 13 especialidades (cardiologia, endocrinologia, neurologia, pediatria e dermatologia, entre outras), além de um ginásio para atendimento de fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição. No caso da UPAE do Ibura, que deverá contar com o suporte de 130 profissionais de nível superior e médio, a expectativa é de que sejam realizados 45 mil atendimentos e 102 mil exames e diagnósticos a cada mês, diminuindo o prazo de marcação de consultas.

O bairro do Ibura é um dos mais populosos do Distrito Sanitário VI, região da qual também fazem parte Boa Viagem, Brasília Teimosa, Pina, Imbiribeira, Ipsep, Cohab e Jordão. Trata-se de uma área com grande extensão territorial e necessidade de acesso às especialidades que serão oferecidas na futura UPAE. Atualmente, existem 227.610 pessoas cadastradas junto às equipes de saúde da família que atuam na região, e que são atendidas por 82 equipes profissionais.

quarta-feira, 20 de março de 2013

FOMPS informa: Alunos da Escola Jardim Monte Verde ganharão nova sede para estudar


Geraldo Julio encontra alunos da escola Jardim Monte Verde (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)
Geraldo Julio encontra alunos da escola Jardim Monte Verde (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)
Uma semana após garantir a construção de sede para escola na UR-7 Várzea, o prefeito Geraldo Julio voltou à comunidade de Jardim Monte Verde, no bairro da Cohab, onde assinou ordem de serviço autorizando a construção de um novo prédio para a Escola Municipal Jardim Monte Verde. As obras no terreno onde será erguida a nova sede da escola terão início na próxima segunda-feira. O investimento total é de R$ 1,5 milhão e a unidade será entregue à comunidade em até oito meses.
O imóvel que abrigará a escola municipal terá três pavimentos, nos quais funcionarão nove salas de aula – três a mais do que as existentes hoje. Além disso, contará com área de lazer, biblioteca, laboratório de informática e refeitório; bem como rampas de acesso ao primeiro e ao segundo andar e banheiro adaptado para pessoas com deficiência.
O Prefeito Geraldo Julio assina ordem de serviço autorizando a construção de um novo prédio para a Escola Municipal Jardim Monte Verde (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)
O Prefeito Geraldo Julio assina ordem de serviço autorizando a construção de um novo prédio para a Escola Municipal Jardim Monte Verde (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)
Durante o ato de assinatura da ordem de serviço, o prefeito destacou que a obra é uma conquista da comunidade. “Fico muito feliz de saber que, na próxima segunda-feira, as máquinas já estarão começando a trabalhar neste terreno. Faremos a entrega da escola já para os estudantes do próximo ano letivo, em condições de dar uma educação de qualidade para as crianças, que no futuro poderão disputar os empregos de igual para igual com quem estudou em escolas privadas”, declarou Geraldo Julio.
O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa de Andrade, ressaltou que essa foi a segunda ordem de serviço para construção de nova escola em menos de duas semanas. A primeira foi a da Escola Municipal Professor João Francisco de Souza, na UR-7 Várzea. “Isso mostra o compromisso da Prefeitura com a melhoria da qualidade da educação no município”, afirmou.
Geraldo: "Fico muito feliz de saber que, na próxima segunda-feira, as máquinas já estarão começando a trabalhar neste terreno" (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)
Geraldo: “Fico muito feliz de saber que, na próxima segunda-feira, as máquinas já estarão começando a trabalhar neste terreno.” (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)
Pais de alunos fizeram questão de acompanhar o ato e garantem que vão fiscalizar o andamento das obras. Como a dona de casa Joana da Conceição, mãe do estudante Lucas, 9 anos, do 2º ano. “A nova escola vai ser mais perto da nossa casa e vai ter uma estrutura melhor.”
Atualmente, 411 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão matriculados na unidade de ensino. A escola foi fundada em 2003 atendendo a um pleito da comunidade. Desde então, funciona em dois imóveis: a sede, que ocupa um antigo posto policial, cedido pelo Estado, e o anexo, imóvel alugado onde antes havia uma residência. Cada prédio possui três salas de aula, que precisam funcionar em quatro turnos – manhã, intermediário, tarde e noite – para atender à demanda.
As crianças que estudam na Escola Municipal Jardim Monte Verde têm, em média, de 6 a 11 anos. Segundo a gestora da unidade, Raquel Antas Braga, mais duas turmas do 1º e do 2º ano poderão ser abertas no novo espaço, possibilitando a criação de até 60 vagas. Também será extinto o turno intermediário, que existia por causa da insuficiência de salas de aula para comportar as 22 turmas. “Dignidade é a palavra chave para este momento. Vamos ofertar à comunidade uma escola digna, que promove educação de qualidade e na qual os alunos terão prazer de estudar”, comemorou.

terça-feira, 19 de março de 2013

Moradores da Lagoa Encantada participam de simulação de desastres





  
casa será demolida                                                       Mais de 20 caçambas de entulho
  
  
lonas serão substituídas por gel impermeabilizante
 
  
 Será colocado gel impermeabilizante nas barreiras da Rua Professor Mário Neves Baptista na comunidade da Lagoa Encantada.
Prefeito Geraldo Julio confirma presença em Simulação no próximo sábado

Durante 20 dias a comunidade participou de reuniões para conhecer os detalhes da operação






A manhã do próximo sábado (23/03) será bem diferente para a comunidade da Rua Professor Mário Neves Baptista, na Lagoa Encatada – Ibura. Os moradores do bairro participaram do Simulado Participativo de Prevenção de Desastres, promovido pela Prefeitura do Recife e realizado pela Coordenaria de Defesa Civil (Codecir). A operação contará com a participação de profissionais da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Guarda Municipal e Cruz Vermelha (CV).

A Codecir iniciará a ação, às 8h30, enviando mensagens de texto para os celulares dos moradores avisando sobre a probabilidade de fortes chuvas na região. Após 30 minutos, representantes da Cruz Vermelha e líderes comunitários utilizaram apitos para sinalizar que a população deveria sair de suas casas, utilizando quatro rotas de fugas previamente definidas. Em seguida, a população será conduzida a um local seguro preparado pela Codecir. A evacuação durará cerca de 10 minutos.


Durante a ação, serão simuladas retiradas de crianças, idosos, deficientes físicos, atendimento e socorro médico. A Cruz Vermelha, auxiliará na movimentação da população, utilizando os próprios moradores para mostrar a forma correta de agir durante esses eventuais acontecimentos. Para que nada dê errado e evitar pânico desnecessário, nos últimos 20 dias os moradores da comunidade e do entorno foram orientados sobre a realização do simulado.

De acordo com a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira, o simulado tem sido fundamental para preparar os moradores das áreas de risco sobre a forma mais segura de se precaver das possibilidades de acidentes. “O exercício do simulado é importante para que as pessoas possam conhecer as rotas de fuga, o local seguro para se abrigar durante as fortes chuvas, e a importância de estar evacuando algumas áreas”, declarou. Para a coordenadora a ação vai além do treinamento. “Na verdade essa é uma ação informativa para a mudança de cultura dessa população de áreas de risco”, afirmou.

Após a ação, os moradores e toda a equipe participaram de uma palestra sobre a forma correta de agir durantes as fortes chuvas e medidas preventivas e práticas seguras que devem ser adotadas para evitar deslizamentos. Também serão simuladas situações de resistência, quando o morador duvida dos sinais de alertas e deixa para abandonar o local de risco no último momento.


sexta-feira, 15 de março de 2013

Bairro da UR-10 recebe Mutirão do Combate a Dengue

Mutirão combate foco da dengue na capital, UR-10 recebeu varredura de aproximadamente 100 Asaces.

14 de Março de 2013

Apesar da queda no número de casos em relação ao ano passado, ação  vistoriou 1.400 casas,

Mutirão combate foco da dengue na capitalDistrito Sanitário 06 realiza Ação de Varredura na COHAB, a UR-10 rebeceu visita de 7 equipes de ASACEs (100 agentes) do Programa PSA da PCR, foram realizadas 1.400 vistorias, mais de 7.000 reservatórios foram tratados e distribuídas em torno de 800 capas para reservatório de 1000lts., também foram feitas orientações no controle de ratos, escorpião, e ações educativas sobre acondicionamento de lixo doméstico.
Com mais de 12 mil casos de dengue notificados no ano passado, o combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti, foi intensificado por mutirão, iniciado ontem pela Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana. Nos três primeiros meses deste ano foram contabilizados 14 casos na cidade.
Já nos três primeiros meses do ano passado houve o registro de 1.443 ocorrências no município. Em todo o ano foram contabilizados 12.340 casos, 48,2% a mais do que em 2011, quando houve 8.326.
Os 927 agentes de saúde ambiental e combate às endemias iniciaram a distribuição de mais de 30 mil capas para a vedação de caixas d'água, principalmente nas Zonas Oeste e Sul, onde foram identificados mais focos do mosquito da dengue.
Cerca de 1.200 imóveis devem ser inspecionados nos bairros de Roda de Fogo, Bongi, Santo Amaro, Alto José Bonifácio e de Água Fria.
Como mais de 80% dos criadouros dos mosquitos foram encontrados dentro da residência, de acordo com a secretaria, os fiscais terão autonomia para entrar nos imóveis fechados, com a ajuda de chaveiros.
"O trabalho de combate à dengue tem de ser contínuo, durante todo o ano. Para isso, contamos com a imprescindível ajuda da população", disse o secretário de Saúde, Jailson Correia.
As denúncias de focos do mosquito podem ser feitas através do telefone 0800-281-1520, que atende de segunda a sexta, das 7h às 19h.

FOMPS informa: Moradores do Ibura terão acesso a emissão de carteira de identidade mais perto de casa

Moradores do bairro do Ibura, no Recife, a partir do dia 02 de abril deste ano, poderão tirar a carteira de identidade mais próximo de casa. É que a Secretaria de Defesa Social - SDS vai implantar até essa data um Posto Avançado de Identificação do Instituto de Identificação Tavares Buril - IITB, que atenderá com dois servidores e as carteiras serão entregues em até oito dias.
A decisão foi informada na tarde dessa quinta-feira (14), pelo Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio,que  recebeu em seu gabinete a visita de representantes do Fórum de Mobilização Popular e Desenvolvimento Econômico e Social do Ibura/Jordão – FOMPS. No encontro foi discutido sobre as ações de segurança no bairro. De início, os integrantes do fórum se apresentaram e agradeceram pela disponibilidade do secretário. “Queremos de antemão parabenizar o secretário pela prontidão com que fomos atendidos”, afirmou o coordenador do Fórum, Gomes Filho.
Wilson Damázio agradeceu a presença de todos e relembrou o compromisso da SDS com as comunidades. “É com muita satisfação que recebo todos aqui. Nossa proposta é chegar mais próximo das comunidades porque entendemos que fazendo isso, combatemos a violência e livramos nossos jovens da criminalidade”, respondeu Damázio. Ele também esclareceu aos representantes sobre as ações que são realizadas pela SDS no Ibura e nas comunidades vizinhas, destacando as ações do Núcleo de Prevenção à Violência – NUPREV e do Projeto Resgatando Cidadania. “Esses programas, todos os anos beneficia moradores com emissão de documentos pessoais, dentre outros serviços. O secretário ainda informou da previsão para novos concursos, para suprir o quadro de delegados da Polícia Civil, momento em que também reafirmou da instalação do Posto Avançado, do IITB, que beneficiará ainda mais a comunidade.
Durante a reunião, Damázio também afirmou que estarão nas ruas 165 novas patrulhas dos Bairros, 105 só no Recife, e mais 800 policiais comunitários.
Os representantes comunitários saíram da reunião muito agradecidos e contentes em saber que o Governo do Estado está trabalhando em favor do seu bairro e se colocaram à disposição para parcerias, na construção da cidadania.

Estiveram presentes na reunião Jandir Carneiro Leão, gestor do IITB; os coordenadores do Fórum Zenildo Cassiano, Gomes Filho, Armando Guimarães, Angela Souza e Wellington Alves, diretor da ONG Instituto Sonho Dourado, em Zumbi do Pacheco. Além de Lenildo de Alvarenga Brito, coordenador da área do Jordão; Rosilene Maria Sales, representante da União dos Moradores da Comunidade Carrapeiro; Nivaldo Gusmão, presidente do Conselho da Unidade Residencial Três da UR 3 e Heunar Santos, moradora, integrante do Fórum e gerente do Governo Presente no Ibura.

sexta-feira, 1 de março de 2013

O Ibura está em Obras...

Trecho da Av. Dois Rios a ser alargado

Assinatura da Ordem de serviço, do Canal Rio da Prata
A Prefeitura do Recife, tem iniciado várias obras no Bairro do Ibura, algumas emergenciais e outras de grande importância como a construção do Canal Rio da Prata no Ibura de Baixo e o alargamento da Av. Dois Rios, próximo ao SESI. Na COHAB foram intensificadas as obras de contenção de barreiras pela CODECIR, e técnicos da COMPESA estão fazendo o mapeamento das ruas a serem recapiadas pelas obras do Sistema Pirapama. Isso mostra a competência e compromisso da nova gestão com os moradores do Ibura. Parabéns Prefeito Geraldo Julio.
Técnicos da Prefeitura  em ação

Alargamento da Av. Dois Rios

Construção de escadaria na Lagoa

Construção de Muro de Arrimo UR-04

Técnicos da COMPESA, mapeando ruas esburacadas (Pirapama)