terça-feira, 19 de março de 2013

Moradores da Lagoa Encantada participam de simulação de desastres





  
casa será demolida                                                       Mais de 20 caçambas de entulho
  
  
lonas serão substituídas por gel impermeabilizante
 
  
 Será colocado gel impermeabilizante nas barreiras da Rua Professor Mário Neves Baptista na comunidade da Lagoa Encantada.
Prefeito Geraldo Julio confirma presença em Simulação no próximo sábado

Durante 20 dias a comunidade participou de reuniões para conhecer os detalhes da operação






A manhã do próximo sábado (23/03) será bem diferente para a comunidade da Rua Professor Mário Neves Baptista, na Lagoa Encatada – Ibura. Os moradores do bairro participaram do Simulado Participativo de Prevenção de Desastres, promovido pela Prefeitura do Recife e realizado pela Coordenaria de Defesa Civil (Codecir). A operação contará com a participação de profissionais da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Guarda Municipal e Cruz Vermelha (CV).

A Codecir iniciará a ação, às 8h30, enviando mensagens de texto para os celulares dos moradores avisando sobre a probabilidade de fortes chuvas na região. Após 30 minutos, representantes da Cruz Vermelha e líderes comunitários utilizaram apitos para sinalizar que a população deveria sair de suas casas, utilizando quatro rotas de fugas previamente definidas. Em seguida, a população será conduzida a um local seguro preparado pela Codecir. A evacuação durará cerca de 10 minutos.


Durante a ação, serão simuladas retiradas de crianças, idosos, deficientes físicos, atendimento e socorro médico. A Cruz Vermelha, auxiliará na movimentação da população, utilizando os próprios moradores para mostrar a forma correta de agir durante esses eventuais acontecimentos. Para que nada dê errado e evitar pânico desnecessário, nos últimos 20 dias os moradores da comunidade e do entorno foram orientados sobre a realização do simulado.

De acordo com a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira, o simulado tem sido fundamental para preparar os moradores das áreas de risco sobre a forma mais segura de se precaver das possibilidades de acidentes. “O exercício do simulado é importante para que as pessoas possam conhecer as rotas de fuga, o local seguro para se abrigar durante as fortes chuvas, e a importância de estar evacuando algumas áreas”, declarou. Para a coordenadora a ação vai além do treinamento. “Na verdade essa é uma ação informativa para a mudança de cultura dessa população de áreas de risco”, afirmou.

Após a ação, os moradores e toda a equipe participaram de uma palestra sobre a forma correta de agir durantes as fortes chuvas e medidas preventivas e práticas seguras que devem ser adotadas para evitar deslizamentos. Também serão simuladas situações de resistência, quando o morador duvida dos sinais de alertas e deixa para abandonar o local de risco no último momento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário