Almir Fernando comemora suspensão da instalação de usina de lixo na Mata Uchoa |
O vereador Almir Fernando (PCdoB) comentou nesta quarta-feira (05) a decisão do prefeito do Recife, João da Costa, de revogar o decreto que concedia área para instalação de usina de tratamento de lixo na mata do Engenho Uchoa, localizada na Zona Oeste da cidade, após pressão dos movimentos sociais.
Vereador Almir Fernando na tribuna da Câmara Municipal do Recife
O vereador lembrou que o local para instalação da usina, de 5,5 hectares, encontra-se na única área em Pernambuco que possui três biomas: mangue, restinga e Mata Atlântica. Além disso, lá são encontrados animais como bicho preguiça e beija-flor e espécies de sapucaia, em extinção. Outro ponto salientado pelo parlamentar é que a mata também funciona como fonte de pesquisa para faculdades e escolas.
“O ato torna possível a reintegração da mata, que voltará a ter sua função original, de preservação ambiental, contribuindo para o equilíbrio ecológico da cidade”.
Almir Fernando destacou ainda que a medida vai beneficiar mais de 270 mil moradores que vivem nos 11 bairros localizados no entorno, entre eles Areias, Caçote, Jiquiá, Estância, Barro e Tejipió, da Região Político-Administrativa (RPA) 5; e Ibura, Jordão, Cohab, IPSEP e Imbiribeira, da RPA 6.
De acordo com o projeto da Prefeitura do Recife, o tratamento dos resíduos sólidos seria feito na Mata do Engenho Uchôa, mas a incineração aconteceria no Cabo de Santo Agostinho.
“O documento assinado pelo prefeito João da Costa no dia 29 de novembro inviabiliza a possibilidade da instalação da usina de geração de energia, reciclagem e compostagem que possuía a concessão de parte do terreno”, afirmou o parlamentar.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário