terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Prefeito vai despachar nos bairros


Geraldo Julio anuncia que vai implantar o programa "prefeito nos bairros", cujo objetivo é acompanhar o andamento de obras em vários pontos da cidade

 / Foto: Igo Bione/JC Imagem

Foto: Igo Bione/JC Imagem

O prefeito Geraldo Julio (PSB) anunciou, nesta segunda, que pretende implantar, ainda no primeiro semestre, o programa "Prefeito nos bairros". Apesar da nomenclatura semelhante ao que foi executado nas gestões de Jarbas Vasconcelos (PMDB) - Prefeitura nos bairros -, a essência e os objetivos são distintos.
A finalidade de Geraldo é descentralizar o gabinete do prefeito a fim de acompanhar “in loco” o andamento das obras e o cumprimento das metas de cada secretaria. Para tanto, serão instalados “escritórios” da Prefeitura em todas as seis Regiões Político-administrativas da cidade, onde o prefeito deverá comandar, ao menos, duas reuniões mensais de monitoramento junto com sua equipe.
O socialista frisou, porém, que a ideia, incluída em seu programa de governo, nada tem a ver com a criação de “subprefeituras”, formato adotado em São Paulo. “Não são subprefeituras porque o objetivo dos escritórios é fazer o acompanhamento de todas as obras no bairro com a minha presença. As ações de monitoramento não serão centralizadas só no prédio da Prefeitura, mas realizadas com os secretários nas RPAs”, explicou. É dessa forma que ele espera dar prosseguimento à estratégia que adotou neste início de administração ao deixar o gabinete e reforçar sua presença nas ruas.
Ao contrário do Prefeitura nos bairros, de Jarbas, o programa de Geraldo não está relacionado, portanto, à abertura de canais de participação da sociedade, como acontece no Orçamento Participativo (OP). Ele disse que a Secretaria de Governo, nova responsável por tocar o programa, ainda estuda as modificações que deverão ser feitas no OP, que tornou-se uma marca petista. “Temos até o meio do ano para definir esse modelo”, afirmou. A fim de garantir a participação da população nas ações do governo em 2013, o prefeito disse que serão incluídas no planejamento as obras já aprovadas no OP e as sugestões colhidas durante o período de campanha.

Um comentário:

  1. Aqui no Ibura o escritório do prefeito está sendo construído no terreno do antigo prédio da Emlurb, vizinho ao terminal de ônibus da Lagoa Encantada.

    ResponderExcluir